A EERP
em números

Editorial

POLÍTICA EDITORIAL

A SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas publica prioritariamente artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais e revisões sistemáticas ou integrativas, cartas ao editor, editoriais, resenhas e página do estudante.

Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à SMAD, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se para resumos ou relatórios preliminares, publicados em anais de reuniões científicas.

A revista desencoraja fortemente a submissão de manuscritos multipartes de uma mesma pesquisa.

A reprodução é permitida, desde que haja citação da fonte.

A SMAD não se obriga a devolver os trabalhos originais enviados, assim como os trabalhos recusados para publicação.

É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) os conceitos e opiniões emitidos, não refletindo obrigatoriamente a opinião da Comissão de Editoração e do Conselho Editorial.


Registro de ensaios clínicos

A SMAD apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde – OMS – e do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis na url: http://www.icmje.org. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.


Política de armazenamento de arquivos

Os arquivos de artigos publicados serão mantidos pelo prazo de cinco anos, após esse período, serão eliminados.

Os trabalhos recebidos pela SMAD que forem cancelados ou recusados serão eliminados dos arquivos da revista.


Erratas

As solicitações de correção deverão ser encaminhadas no prazo máximo de 30 dias após a publicação do artigo.


Autoria

O conceito de autoria adotado pela SMAD está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica. A indicação dos nomes dos autores, logo abaixo do título do artigo, é limitada a 6, acima desse número, os autores deverão constar como agradecimentos.

Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, nesse caso, figurar na seção Agradecimentos.

Os conceitos emitidos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores e do Conselho Editorial.

Desenvolvido por